Arrendamento

Por quanto posso arrendar a minha casa?

O Pedro pensou: “Lembrei-me, agora, que tenho aquela casa que recebi de herança da minha tia-avó e que podia arrendar “aquilo” e sempre recebia qualquer “coisa “.

De repente a grande questão. “Por quanto arrendo a casa?”

Existem diversos fatores que determinam o valor de arrendamento de um imóvel, por exemplo a zona em que se insere, o numero de quartos ou de divisões, o estado do imóvel, etc.  O que a maior parte das pessoas procura em Caldas da Rainha, por exemplo, são o T2 e T3, são as que se arrendam com maior facilidade.

A lei da oferta e da Procura prevalece também no que toca a este mercado, pelo que a melhor forma de saber quanto pode exigir de renda é através de um estudo de mercado.

Perceber alguns fatores do mercado podem conduzir a um valor justo.

Só analisando os preços pedidos pelo arrendamento de imóveis semelhantes na mesma zona poderá ter uma noção de quanto valerá o seu. Qual o perigo desta analise? Por exemplo, o que vive neste preciso momento nas Caldas da Rainha. Há poucos imóveis para arrendamento, grande parte deles há vários meses sem se conseguirem arrendar.  Se esse imóvel estiver acima do valor de mercado e está para arrendamento há 10 meses significa que esse não será útil para comparação.

Para além disso, estes imóveis estarão em concorrência direta com o seu e serão visitados ou examinados, pelos mesmos possíveis inquilinos.

Não irá querer que o seu imóvel permaneça demasiado tempo desocupado por isso deve estar em pé de igualdade com o que o mercado pretende adquirir, ou neste caso arrendar.

Assim um outro estudo necessário a fazer é que tipo de mercado, pessoas, temos na cidade, vila ou aldeia que poderão ser possíveis inquilinos seus.

Se na população da cidade a grande parte das pessoas tem níveis médios de vida o valor não deverá ser, por exemplo, acima de 500€, se por outro lado a cidade reflete que a população tem um nível de vida alto então esse valor pode subir, mas sempre de forma coerente. Até porque o perigo de aumentar o valor acima do que é possível pagar, será ter inquilinos com maior rotatividade ou no pior cenário, valores de renda não recebidos.

Outro fator que irá pesar no valor final do seu imóvel será o estado do imóvel. Se o prédio ao lado do meu tem 10 anos, as janelas são em pvc e tem vidro duplo, piso radiante e garagem, e o meu prédio tem 40 anos nunca teve obras, as loiças de wc são antigas, a canalização para o gás natural está por fora da parede, a caixilharia é em alumínio e em vez de garagem tenho um parqueamento, os valores não podem ser iguais. Não estou com isto a dizer que precisa fazer obras para que o seu apartamento fique igual ao do vizinho, mas se os dois estiverem disponíveis para arrendar por 450€ o apartamento do vizinho será arrendado no espaço de dias e o seu estará desocupado por alguns meses e o mais provável é que o valor final de arrendamento seja negociado.

Se lhe for possível, analise o estado do seu imóvel (não significa que esteja e mau estado) pode ser apenas antigo, mas as pessoas procuram o moderno ou pelo menos algo neutro e se os azulejos da cozinha são antigos, de cores carregadas e os armários são escuros, pense se pode fazer alguma coisa para mudar isso.

Se o chão dos quartos é cerâmico, um pavimento flutuante trará uma maior sensação de bem-estar.

Sabe que na Soluções Ideais temos uma solução que lhe permite fazer obras num imóvel para arrendar e com facilidade de pagamento? Conheça essas opções, podem ajudar.

Por fim a forma como publicita o seu imóvel também poderá influenciar o valor da renda. Grande parte das pessoas procura casas na internet e espera fazer assim uma filtragem imediata daquilo que gostam, procuram ou preferem. Por isso apostar em boas fotografias do imóvel limpo e arrumado de janelas abertas num dia de sol. Uma casa sombria e com aspeto sujo irá obter menos contactos e reduzir as possibilidades de encontrar um inquilino.

A Soluções Ideais pode ajudar neste processo, seja a encontrar um valor justo de mercado, auxiliar no processo de obras se for o caso e acima de tudo fazer uma boa triagem para encontrar um inquilino devidamente qualificado para garantir um arrendamento de longa duração. Venha conversar connosco.

Sara Raposo – Gestora de Clientes

2 de Junho de 2017

%d bloggers like this: