1. Defina um plano

Continuamos o nosso arquivo de 7 pontos para realizar a venda da sua casa.

Ontem abordamos o facto de estar ou não pronto para iniciar o processo de venda do imóvel e tocámos em pontos como o apego ao imóvel, iniciar o processo sozinho ou com a ajuda de especialistas.

Hoje escrevemos sobre a importância de definir um plano, se vai mesmo querer passar por este processo sozinho, então esteja munido de um plano.

Consultei o banco? O que vou fazer depois? Vou comprar ou arrendar? Preciso vender para comprar? Quero vender a casa em quanto tempo? Vou recorrer a financiamento ou não?

Situação A: Se foi capaz de responder a todas as questões de forma resoluta, parabéns está a tomar uma decisão pensada.

Coloque todas as informações numa agenda assim poderá controlar que passo deve seguir depois. Coloque todos os contactos recebidos juntos para poder perceber a origem dos contactos e para que não perca o contacto de nenhum dos seus potenciais clientes.

Situação B: Se algumas perguntas ficaram sem resposta ou nem sequer pensou nelas antes, pare e reflita um pouco.

Há três situações, mais frequentes, que podem faze-lo tomar a decisão de vender um imóvel.

  1. Ainda está a pagar o empréstimo ao banco. Quer vender porque as circunstâncias de vida, família, mudanças de trabalho, porque quer comprar outro imóvel, ou por qualquer outra circunstância. Tendo aqui a condicionante do valor por liquidar.
  2. A casa já está paga e quer vende-la pelos mesmos motivos anteriores, mas é livre de praticar o preço que lhe parecer conveniente.
  3. Recebeu uma herança e pretende vender porque não a quer manter, ou pretende rentabilizar aquilo que recebeu.

Se ainda depende do banco para vender querendo, ou não, comprar outra casa e seja, ou não, com recurso a crédito, ainda antes de colocar um anuncio na internet ou dizer aos amigos que vai vender, fale com o seu Banco, perceba o que ainda está pendente e o até onde pode ir na compra de nova casa se for a opção a seguir. Pode optar pelo arrendamento, ainda que temporário. Precisa mesmo vender para comprar outra casa? Se sim é importante determinar em quanto tempo pretende vender a sua casa, e aliar aqui uma boa análise de mercado e acções que coloquem a sua casa na preferência de quem quer comprar. O banco vai deixar tudo em perspetiva e ajudará a tomar decisões conscientes, seja no modo como vende o seu imóvel seja na forma como irá procurar um novo imóvel.

Ainda neste ponto deixo uma outra dica, verifique toda a documentação da casa bem como de novo documentos que pode precisar para publicitar a sua casa, como é o caso do Certificado Energético, desde o momento da divulgação e essencial para o fecho de negócio.

Não deixe para depois, para quando aparecer um comprador, esses documentos da habitação podem levar tempo a ficar disponíveis e têm custos associados (levantamentos topográficos e certificados energéticos, por exemplo), pode até já nem os encontrar e pode precisar deles antes do fecho de negócio e dificultar o avanço da venda.

Lembro que na SI – Soluções Ideais, prestamos apoio a este nível e delineamos um plano para vender o seu imóvel, efetuamos um estudo de mercado para encontrar o valor justo de venda do seu imóvel e desenvolvemos estratégias para que o seu imóvel seja a preferencia de um cliente. Também podemos ajudar com a documentação e realização do Certificado Energético que é obrigatório, podendo ser alvo de coima se não o tiver.

Se está a fechar negócio e quer adquirir um novo imóvel nós também podemos ajudar procurando junto dos bancos saber qual a melhor oferta de crédito habitação para si.

Amanhã escrevemos sobre o preço

Sara Raposo

Gestora de Clientes

%d bloggers like this: