A documentação existe, logo, deve estar actualizada

Há compras e compras. Quando vai a uma loja comprar alguma coisa usa, sem pagar nada, os seus sentidos. A visão, o tacto, por vezes o cheiro. Antes de comprar gosta de ver, por vezes de experimentar. Quase nada se compra sem ver, mesmo pela internet, se não tiver uma foto, muito dificilmente compra, mesmo que seja um serviço, este terá de mostrar ou a marca ou as pessoas por detrás desse mesmo serviço.

Um imóvel é a mesma coisa. Quase ninguém compra sem ver. Antes de iniciar as visitas os potenciais compradores devem em primeiro lugar definir alguns parâmetros como a localização, áreas, características principais etc. e saber se têm e quais as condições para credito habitação disponíveis para si. Disto já escrevemos anteriormente e também já escrevemos como o Grupo SI funciona. A qualificação é quando conhecemos e entendemos o cliente.

Ora, se um imóvel é visível e está dentro de 4 paredes, ou mais, um terreno pode ser mais difícil perceber a sua área, nomeadamente as estremas ou limites. Quem tem um terreno à venda deverá ter também o levantamento topográfico. Ou seja, eu não posso ser proprietário de um terreno e achar que se eu disser ao comprador que o terreno é “dali, ali” ele vai acreditar. Até pode, mas, mas certamente ficará mais seguro se tiver num papel qual o terreno a que se está a propor comprar. Mais, quem estiver a vender terrenos poderá perder a oportunidade de venda apenas porque não fez o levantamento, quem quer comprar pode ter pressa e pode escolher outro terreno disponível e aí, adeus negócio.

Os restantes documentos são também necessários como a Caderneta Predial (Finanças) e a Certidão do Registo Predial (Conservatória), sem estes dois actualizados também não se pode fazer negócios, ou não deveria.

Outro que também deve ter em sua posse é a licença de construção ou utilização. Comprar um imóvel e não ter a certeza que este a tem, pode trazer muitos problemas, um dos quais não poder habitar o imóvel que acabou de comprar.

O certificado energético é mais um dos documentos que necessita. Se quiser anunciar o seu imóvel terá de o ter. Se não o tiver, este é o único que poderá a levá-lo a pagar coimas pesadas, a si e à imobiliária que o está a ajudar.

Evidentemente que não é preciso falar sobre o cartão de cidadão ou Bilhete de Identidade. Estes só por si deverão estar sempre actualizados. Aproveite agora após ler este post e verifique todos os seus documentos e documentos da sua casa. Se está à venda actualize-os. Se tiver dúvidas contacte-nos que nós informamos, não paga nada por isso.

Simão Machado

Agente Imobiliário

%d bloggers like this: