1. Tornar a casa apelativa

 

Ontem escrevemos sobre o preço…

O que é que nos leva a querer um novo par de calças de ganga quando já temos 5? Alguma coisa de diferente? Os bolsos são maiores! são elásticas! vou usar no trabalho! Têm aplicações “super” na moda!

Com as casas é igual, ora Veja.

Se a família aumentou preciso de mais espaço. Se a casa tem sótão ou anexo posso ter uma zona adicional na casa com múltiplas funcionalidades. Se estou mais perto do trabalho posso ir a pé. Se é recente tem acabamentos modernos, não precisa de obras…

Pintou a sua casa de laranja e adora. Quantas pessoas gostam de cor de laranja? Se pintar todo o imóvel de branco a barreira cai. Parece mesquinhice, mas não é. Existem pessoas que não conseguem imaginar um lugar de outra cor. A decisão de comprar pode passar por aí. As pessoas precisam sentir e conseguir imaginar que moram naquele lugar. Existem pequenas rachas na parede? Aproveite e tape com massa adequada para o efeito. Sabe que pode disfarçar aqueles azulejos dos anos 80 da cozinha e do Wc com tinta própria para o efeito? No fim nem se vai lembrar de como eram.

Se o jardim está cheio de ervas e a relva já está queimada, porquê limpar toda a área, certamente é preferível olhar para a área de terra, do que para a área de mato em que não sabe onde acaba e termina o passeio.

Se tem um sótão cheio de tralhas que foram ficando amontoadas, aproveite e faça uma boa limpeza e arrumação. Doe ou venda o que não precisa, deite fora o que já não terá utilização. Repare que, se vai vender, terá de mudar de casa, e quantas menos levar melhor.

Na SI – Soluções ideais temos a marca Soluções D’Obras que poderá ajudar a resolver pequenos detalhes que o irão ajudar a tornar a sua casa mais apelativa, mais acolhedora e convidativa.

E se quem vem depois quiser pintado de outra cor? É um facto. Pode querer depois pintar todas as paredes de azul escuro, mas pense comigo, quando comprou a sua casa, as paredes eram claras, certo? Na época os azulejos eram modernos, certo? Com certeza ninguém irá estranhar que ao entrar em sua casa todas as paredes sejam brancas e que os azulejos tenham também um tom claro.

O que posso fazer para que a minha casa seja mais apreciada?

Resposta A: “Nada, acho que está bem assim”

Resposta B: “Poderia pintar e tapar uns buracos e pequenas rachas das paredes”

Resposta C: “Tenho noção que a cozinha e os wc’s são antiquados, mas não posso investir agora nesse tipo de obras”

Resposta D: “Quem compra que faça as obras que julga necessárias”

A resposta A à partida será um imóvel com cerca de até 15 /20 anos em que as características são aceites pela grande maioria das pessoas. Por norma não requerem intervenções.

A Resposta B denota que poderá fazer alguma coisa para tornar o lugar mais atractivo ao olhar. Acredite que se existir alguma intervenção, não haverá tanta necessidade de negociar o valor de compra, logo, talvez ganhe mais do que gastou em pequenos ajustes do que deixando como está e perdendo mais valor na negociação.

Quando não se pode investir é vendido como está e quem compra está a comprar tal como está. Esta é uma situação comum de quem responde C a esta questão. Sabe que poderia ser feito alguma coisa para valorizar o imóvel junto de quem compra, mas não sendo possível fica em aberto a negociação.

Por vezes a opção D traduz uma venda com muitas objeções e com muitas ofertas bem abaixo do valor de venda.

Por fim em dias de visita se a casa estiver habitada, abra as janelas e deixe tudo arrumado no seu devido lugar. Se o imóvel está fechado abra as janelas antes da visita e passe com uma vassoura pelo chão. Acredite que faz diferença.

Amanhã vamos escrever sobre imobiliárias

Sara Raposo

Gestora de Clientes

Grupo Si – Caldas da Rainha

%d bloggers like this: